Um Brazil Wind Power virtual

Estamos a menos de um mês do Brazil Wind Power, que será realizado de 27 a 29 de outubro. E, neste ano, pela primeira vez ela será completamente virtual, devido à pandemia. Será um desafio enorme transferir um evento do porte do BWP, mas, junto com o GWEC (Global Wind Energy) e com o Canal Energia / Informa, também organizadores, estamos trabalhando para que seja um sucesso e para que possamos aproveitar o melhor que esta situação pode nos trazer. Como sempre, serão três dias de discussões fundamentais para o setor, mas agora no ambiente virtual teremos mais salas paralelas e isso aumenta muito o conteúdo que vamos oferecer aos nossos visitantes virtuais. 

Neste ano, o BWP terá um tema principal, a saber: “BWP 2020 – Transformação energética: um futuro verde, livre e tecnológico”. Cada dia do evento vai tratar de uma destas variáveis. No primeiro dia, trataremos de retomada verde, de ESG, da importância da governança, do impacto da energia eólica para as comunidades e de toda a responsabilidade da fonte para que tenhamos um futuro mais sustentável e respeitando o meio ambiente. 

No segundo dia, vamos discutir a evolução do mercado livre, como o sistema financeiro faz parte disso, grandes consumidores e tudo que deriva do grande crescimento do ACL. Será um dia de muito aprendizado, já que estamos vendo o mercado livre se desenvolver e criar novas soluções com grande velocidade. 

Já o terceiro vai abordar novas tecnologias, como usinas híbridas, eólica offshore, storage e hidrogênio, por exemplo. Esse é um futuro que já nem é tão futuro assim: está aqui e acontecendo cada vez mais rápido. Tenho dito que, para o setor elétrico, o futuro é já. E nós preparamos a grade de discussões deste ano considerando isso: um futuro que já estamos vivendo e que se intensifica em novas tecnologias cada vez mais rápido e que vai significar profundas mudanças no setor elétrico brasileiro e enormes desafios para todos nós, exigindo diversidade de saberes e de opiniões e muito diálogo. Neste terceiro dia, também falaremos da modernização do setor elétrico, um assunto de grande importância e receberemos MME, EPE, ONS, ANEEL e CCEE para discutir isso e outros assuntos.  

Termino reforçando que acreditamos na importância da diversidade de saberes e de opiniões como algo fundamental para este futuro inovador. Acreditamos, ainda, que toda a discussão de ESG é fundamental para lidarmos com esse futuro tão desafiador para que possamos contribuir de fato com o esforço mundial de combate às consequências do aquecimento global. O que todos queremos, no fundo, é defender uma indústria que tem um gigantesco potencial para deixar um mundo melhor para as futuras gerações. E é com essa ideia que realizaremos este desafiador BWP 2020 virtual.

Atualizado em 17 de agosto de 2021 por Maria Elisa Vaiser

Fazer um comentário

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico