Um olhar sobre o armazenamento de energia em baterias, energias renováveis e eficiência energética para consumidores residenciais

por

Jefferson A.C. Matias – Gerente de Projetos na SelEnergy Energias Renováveis, Especialista em Eficiência Energética em Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Alexandre Rasi Aoki – Professor da Universidade Federal do Paraná e Coordenador do CE-C6 Sistemas de Distribuição e Geração Distribuída do Cigrè Brasil.

 

A oferta descentralizada de energia no Brasil, especificamente a solar fotovoltaica (FV), proporciona renovação na infraestrutura das redes de distribuição de energia, uma vez que, além de atender à demanda energética do consumidor, o excedente de energia pode ser injetado na rede. Usualmente, os trabalhos acerca deste tema são desenvolvidos, almejando manter uma produção de energia correspondente à necessidade do usuário de eletricidade. Outra constatação é o período de geração, em que o pico de geração de energia fotovoltaica pode não coincidir com o pico de demanda solicitada pelo consumidor.

Do ponto de vista do consumidor, o emprego de sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS, do inglês Battery Energy Storage System) possibilita…

Clique aqui e leia o artigo completo em PDF.

Atualizado em 7 de junho de 2021 por

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico