Aulas visam capacitar líderes a falar com agentes do poder público sobre a importância da adoção de uma agenda mais sustentável nos transportes
Impulsionado por políticas públicas, investimento tecnológico de grandes montadores e pela crescente conscientização ambiental, o mercado de veículos elétricos se solidifica em todo o mundo. No Brasil, segundo projeções da Anfavea, a eletrificação da frota deve se intensificar nos próximos anos, com a expectativa de que veículos elétricos (incluindo as modalidades plug-in e híbridos)superem as vendas de modelos a combustão em uma década.
A transição para um transporte mais limpo e sustentável depende fortemente do papel do poder público. Incentivos fiscais, investimentos em infraestrutura de carregamento e campanhas de conscientização são ações que podem acelerar esse processo nos níveis municipal, estadual e federal. Para preparar profissionais que queiram atuar no convencimento de autoridades nas esferas executiva e legislativa, a Universidade Estadual de Campinas, através da Escola de Extensão, oferece o curso Mobilidade Elétrica e Advocacy: Transformando Ideias em Políticas Públicas
“O curso visa capacitar profissionais de diversas áreas a se tornarem agentes de mudança na transição para a mobilidade elétrica. Através de uma abordagem inovadora, os participantes aprenderão a desenvolver estratégias eficazes de advocacy para influenciar políticas públicas. O foco está em equipar os alunos com as ferramentas necessárias para dialogar com o poder público de forma ética e persuasiva, considerando os aspectos ambientais, econômicos e políticos da mobilidade elétrica”, pontua Flávia Consoni, coordenadora do curso Mobilidade Elétrica e Advocacy e professora Livre-docente do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp.
O curso de extensão Mobilidade Elétrica e Advocacy foi desenvolvido para ser realizado em 40 horas, com aulas virtuais e ao vivo distribuídas em 30 aulas teóricas e 10 horas de atividades práticas para favorecer o networking entre os alunos e a discussão dos desafios voltados a comunicação da mobilidade elétrica para tomadores de decisão.
“Nosso programa de aulas está dividido em três blocos. Primeiramente, apresentaremos o ecossistema da mobilidade elétrica, seus alcances, limites, desafios e boas práticas. No segundo bloco, os alunos compreenderão as condições necessárias para promover a mobilidade elétrica no Brasil, discutindo o contexto atual e analisando o papel dos principais atores do ecossistema e sua operacionalização. Por fim, no terceiro bloco, será incentivada a construção de uma estratégia de Advocacy para promover a mobilidade elétrica no Brasil, com foco na formulação de políticas públicas e na persuasão de distintos atores da sociedade”, explica Consoni.
O curso de Mobilidade e Advocacy conta com a experiência já acumulada na oferta do Curso de Extensão ‘Mobilidade Elétrica: Políticas, Planejamento e Oportunidades de Negócio’, que também conta com a coordenação da Profa. Flávia Consoni. Com seis edições realizadas, o curso, um dos pioneiros no Brasil, já capacitou mais de 220 alunos. Além de Flávia Consoni, o corpo docente reúne nomes de peso como Andréa Gozetto, professora da Fundação Getúlio Vargas – FGV e especialista em advocacy e políticas públicas; Bruno Portela, Coordenador da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica, e Adalberto Maluf, atual Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Confira mais informações:
Período de inscrições: 19/08/2024 até 27/10/2024.
Período de oferecimento: 29/10/2024 até 05/12/2024.
Horário das aulas: terças e quintas, das 19h às 22h
Link para inscrição: https://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=%80g%D6%C2%5E%E3%DE%9E&of=%F7%12%A8