Cerimônia acontece dia 22 de agosto no Clube Naval de Brasília com presença de autoridades políticas e empresariais
No dia 22 de agosto, o Clube Naval de Brasília será palco da celebração dos 26 anos do Prêmio Abradee 2024. Organizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), o evento reconhece e premia anualmente as distribuidoras que se destacaram pelo compromisso com a qualidade, segurança e inovação em suas operações.
A premiação é dividida entre as distribuidoras com até 500 mil consumidores e com mais de 500 mil em sua área de concessão. No total, as empresas são avaliadas em 12 categorias, sendo quatro delas por destaque regional (Nordeste, Norte/Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e Nacional. Avaliam-se também as práticas de ESG; Gestão Operacional; Avaliação pelo Cliente; Qualidade da Gestão; Gestão Econômico-Financeira; Evolução do Desempenho e Inovação.
Este ano, o Prêmio traz duas novidades: após três anos de avaliação, a ‘Inovação’ ganhará destaque como nova categoria. A outra novidade, bastante aguardada, é sobre o tema ‘Saúde e Segurança’, que será reconhecido através de menção honrosa. Com o crescente foco na segurança como principal prioridade, o Prêmio Abradee 2024 reconhecerá as empresas que se destacam não apenas pela eficiência operacional, mas também pela implementação de práticas que garantam um ambiente seguro para colaboradores e consumidores. Após três ciclos contínuos de avaliação e calibragem de critérios de mensuração, esse tema também deverá ganhar o status de categoria.
“O Prêmio Abradee não apenas celebra a excelência das empresas do segmento de distribuição de energia, mas também funciona como um catalisador para o contínuo aperfeiçoamento das práticas e gestão das companhias”, afirma o presidente da associação, Marcos Madureira. “Estamos orgulhosos de incentivar e reconhecer iniciativas que elevam o padrão de serviço e contribuem para a qualidade de vida e bem-estar da população brasileira.”
Madureira reconhece que, para alcançar a credibilidade de 26 anos no Prêmio Abradee, foi necessário formar parcerias sólidas ao longo de duas décadas, como com a FIPE, FNQ, Instituto Ethos e Innovare Pesquisa. “Essa busca pela excelência tem sido fundamental para consolidar nossa reputação e valorizar o trabalho das empresas do setor”, afirma.
A cerimônia de premiação deve contar com a presença das principais autoridades políticas do governo e do Congresso, além de representantes de entidades setoriais, consumidores e empresas de distribuição de energia. Entre as autoridades do setor confirmadas estão Luiz Barata, da Frente Nacional dos Consumidores; Rosimeire Cecília da Costa, do CONACEN – Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica; Cláudio Salles, da Acende Brasil; Mário Menel, do FASE – Fórum das Associações do Setor Elétrico; Alexandre Ramos Peixoto, da CCEE; Márcio Rea, do ONS; Rosana Santos, da E+ Transição Energética; e Thiago Prado, da EPE.
São associadas à Abradee 39 concessionárias de distribuição de energia elétrica, atuantes em todas as regiões do país e responsáveis pelo atendimento de cerca de 99,6% do mercado brasileiro de energia elétrica. O Prêmio Abradee é um marco no calendário do setor elétrico nacional. Todos os dados e resultados são rigorosamente auditados para garantir a transparência e a credibilidade do prêmio.