Vive la France

Estamos no momento de celebrar e reverenciar a França por se destacar no cenário mundial frente a muitos países. Como o futebol é um esporte que desperta paixões, antes que vocês sintam um desconforto na cadeira ao ler esta coluna, me permitam esclarecer que não estou falando da vitória da França sobre a Croácia na final da copa do mundo de 2018, mas sim de um grande evento que a França sediará entre os dias 26 e 31 de agosto, o Cigré Session 2018.

Para quem não conhece, o Cigré é uma instituição não governamental quase centenária, que tem como objetivo facilitar a troca de experiências e conhecimento entre profissionais de diversos países nos ramos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

O Cigré Session 2018 contará com mais de 3.200 delegados internacionais e cerca de 6.000 visitantes de 93 países para debater sobre as mais recentes tecnologias empregadas no setor elétrico. O nosso país estará presente através do Cigré-Brasil com mais de 100 especialistas, participando deste grande evento. Essa troca de experiência é muito rica, pois permite que toda a comunidade se beneficie dos avanços tecnológicos obtidos pelos profissionais especialistas em todo o mundo.

A oportunidade de escutar, refletir e discutir com os principais agentes do mundo gera conhecimento e forma um círculo virtuoso, pois à medida que surge uma ideia para resolver um problema pode despertar a solução para outro problema semelhante. Esse é um dos processos criativos que fomentam as inovações incrementais.

O Cigré possui um caráter abrangente no setor elétrico com diversos comitês de estudos (Study Committee). Como esta coluna é dedicada às redes subterrâneas de energia, e sendo os cabos elétricos isolados elementos fundamentais para estas redes, quero dar destaque ao Comitê de Estudos de Cabos Isolados – B1, (Study Committee – Insulated Cables). Este comitê trata da teoria, design, aplicações, fabricação, instalação, testes, operação, manutenção e técnicas de diagnóstico de cabos isolados de média, alta e extra alta tensão. No Brasil, ele é brilhantemente coordenado e secretariado pela engenheira Nadia Helena e pelo engenheiro Eduardo Karabolad, respectivamente.

O nosso Comitê B1 – Cabos Isolados do Cigré Brasil –, nos últimos anos, tem se destacado nos grupos de trabalho com contribuições significativas e este ano estaremos presentes em Paris no Cigré Session 2018. Dentro deste comitê existem grupos de trabalhos, dos quais eu gostaria de destacar dois deles: o grupo de diagnóstico e outro grupo de localização de falha. Estes grupos congregam especialistas de todo o mundo e eu tenho a honra de ser o representante brasileiro em ambos.

O grupo de trabalho de localização de falhas está chegando ao final. Iniciamos as atividades em 2015 e a brochura técnica contendo as melhores práticas internacionais para fazer a localização de falhas em cabos isolados de média, alta e extra alta tensão está nos detalhes finais. Foi enriquecedor participar durante este tempo juntamente com outros especialistas no mundo, analisando, discutindo e contribuindo para formatarmos um documento robusto que será a base da localização de falhas para muitas normais em diversos países.

Já o grupo de trabalho que trata de diagnóstico em cabos isolados de média tensão está com seus trabalhos a pleno vapor. Assuntos como tangente delta, descargas parciais e análise na blindagem são matérias de discussão e aprendizado. O grupo é formado por especialistas de mais de 20 países, sendo a coordenação a cargo do representante da Suíça.

Portanto, quando toda a comunidade troca conhecimento do que cada um tem de melhor, todos ganham. É exatamente esse o espírito desse evento que participarei e que trarei para vocês em primeira mão, na próxima coluna, os aspectos mais relevantes tratados. Vive la France!

Atualizado em 20 de julho de 2021 por Simone Vaiser

Posts Relacionados

Comentários (1)

ADILTON DOS SANTOS

Estou ansioso em ler a próxima coluna para saber os destaques do que foi discutido neste evento, uma ótima viagem e que traga muitas novidades.

Os comentário estão encerrados.

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico