Acordo tem duração de 10 anos e prevê a gestão das 15 turbinas do complexo, que tem quase 90 MW de capacidade instalada
A Voltalia, player internacional em energia renovável, fechou um contrato com a japonesa TODA para a Operação & Manutenção e gestão de ativos do parque eólico Casqueira, localizado entre os municípios de Areia Branca e Serra do Mel, no Rio Grande do Norte. O acordo, com duração de 10 anos, prevê a operação remota e manutenção preventiva/corretiva do BOP do complexo, que têm quase 90 MW de capacidade instalada. O escopo inclui a operação da infraestrutura elétrica, com garantia de disponibilidade operacional de 99%, além de manutenções preventivas e corretivas e gestão de ativos, assegurando eficiência e comunicação integrada com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O novo contrato fortalece a parceria estratégica da Voltalia com a TODA, que já havia sido consolidada com a gestão da construção do parque eólico Casqueira. Agora, a Voltalia assumirá a operação e manutenção do projeto. Em 2021, as empresas já haviam firmado um contrato de O&M e Gestão de Ativos para o Parque Eólico Toda Energia do Brasil, em Areia Branca. Com essa expansão, a companhia francesa alcança 3,7 GW em operações de O&M para terceiros.
“O novo contrato com a TODA é mais um marco importante na nossa parceria, reforçando a confiança mútua construída ao longo dos anos. Nossa experiência na construção do parque Casqueira nos coloca em uma posição privilegiada para garantir uma operação eficiente e segura, assegurando altos níveis de disponibilidade. Estamos prontos para continuar oferecendo soluções integradas e de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento do setor de energia renovável no Brasil”, afirma Nicolas Thouverez, CEO da Voltalia no Brasil.