WEG fornece pacote elétrico para usina de etanol de milho da Alcooad

Localizada no Estado do Mato Grosso, a planta terá capacidade para produzir 225 milhões de litros do combustível por safra

Redução na emissão de gases do efeito estufa, aproveitamento dos subprodutos como insumos em outras cadeias produtivas e estímulo à produção de florestas são apenas alguns dos benefícios da produção de etanol a partir do milho, atividade que vem ganhando cada vez mais força no Brasil. Líder na produção do cereal no país, a região do centro-oeste se destaca na atração de investimentos para esse segmento.

Localizada em Deciolândia (MT), a nova usina da Alcooad é um desses casos. Com capacidade de processamento de 525 mil toneladas de milho, a usina poderá produzir até 225,7 milhões de litros de etanol e 155,7 mil toneladas de farelo (DDGS) por safra, além de gerar até 42 mil MWh de energia por ano.

Para colocar tudo isso em atividade, a WEG foi a empresa selecionada para fornecer o pacote elétrico completo da usina, que engloba painéis elétricos de baixa e média tensão (foto), sistemas de automação, supervisão e controle, retificadores, banco de baterias, motores elétricos, transformadores e turbogerador. As soluções atuarão no sistema de automação, distribuição, controle e proteção da usina de etanol, além do sistema de controle e proteção da planta de geração de energia.

Um dos diferenciais da solução foi a utilização da expertise WEG em automação de processos para desenvolver um sistema de supervisão e controle com elevado nível de padronização dos CLPs (Controladores Lógicos Programáveis) e modularização do software aplicativo, resultando em uma solução com manutenção simplificada e flexibilidade para futuras expansões (foto).

Além disso, o fornecimento do pacote elétrico completo representa mais segurança para o cliente, uma vez que a integração e a interface entre os equipamentos são feitas de maneira simplificada.

A automação desenvolvida para a planta atende ainda a aspectos da norma ISA101.2019 (Interface Homem Máquina de Alta Performance), que traz como principal resultado maior eficiência operacional, quando comparada a sistemas de supervisão convencionais.

Para conhecer de perto todas as soluções WEG para os segmentos de Agronegócio e Açúcar & Etanol, acesse as páginas:

Soluções WEG para Agronegócio

Soluções WEG para Açúcar & Etanol

Atualizado em 20 de setembro de 2021 por Redação

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico