A necessária paixão além da razão

Falar sobre as desavenças dos “quatro” poderes não vai agregar ou inserir nada ao nosso contexto. Melhor continuar lendo Dante e sua sempre atual Divina Comédia dos anos 1200. Talvez, nossa chama continue ardendo em função das atividades, ocupações e profissões que escolhemos, em particular, em nossa área elétrica. Desafios diários que nos são colocados pelas complexas infraestruturas que somos chamados a projetar, instalar, operar e manter.

Não fosse isso, nos juntaríamos a outros tantos, “incendiando” de forma figurada e também de forma prática a sociedade e as cidades que nos acolhem. Sem estar alheios aos movimentos sociais, econômicos e políticos que ocorrem à nossa volta, temos o privilégio de estar sempre descobrindo algo neste nosso fantástico mundo da eletricidade. Um paralelo muito desafiador, trilhado por alguns importantes personagens como Benjamin Franklin.

E quais seriam os novos cenários que tornariam nossas atividades, nossos projetos, tarefas técnicas e profissionais mais produtivas? Certamente, cada um de nós tem uma lista, mas qual o começo? Não dá para começar nada sem uma educação fundamental e média de excelência, sem que sejam fundamentadas na apresentação de conteúdo atualizado com cobranças sistemáticas do desempenho dos jovens. Cobrança de desempenho parece ser a chave do desenvolvimento sustentável. Investir sim, mas na proporção do desempenho. Se o ensino superior seguir na busca pelo desempenho e superação, faltará a integração entre a academia e o desenvolvimento industrial, fechando uma via de mão dupla necessária e quase nunca praticada.

Não fossem os projetos de P&D compulsórios, estaríamos bem piores do que estamos. Falta ainda a especialização dos profissionais que chegam ao mercado de trabalho sem sustentação prática nem teórica, imaginando que o bom senso os fará. “- Nem sempre, meninos”; estudem e se especializem em suas áreas profissionais; corremos sérios riscos se não mudarmos esta direção, se nada for feito por nós próprios. Temos a sorte de lidar com um assunto apaixonante que nos dará um prazer enorme em decifrá-lo. As informações e oportunidades estão todas disponíveis. Já dizia Dante em sua época que: “No inferno, os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise.”

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: CINASE
Data: 11/03/2025
Local: Porto Alegre - Rio Grande do Sul
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Agenda Setorial 2025
Data: 13/03/2025
Local: Windsor Barra Hotel
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: ENAM – Encontro Nacional de Máquinas Rotativas
Data: 18/03/2025
Local: Florianópolis (SC)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: DISTRIBUTECH
Data: 24/03/2025
Local: Kay Bailey Hutchison Convention Center
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.