A capacidade instalada de eólica offshore cresceu continuamente em 2020, mas os governos precisarão agir mais decisivamente para melhorar suas políticas a fim de aumentar a presença da fonte no ritmo necessário para ajudar o mundo a cumprir suas metas de emissões de carbono e evitar os piores efeitos do aquecimento global. A avaliação é do Global Offshore Wind Report 2021, publicado pelo Global Wind Energy Council em setembro de 2021.
A indústria eólica offshore global instalou 6,1 GW de capacidade em 2020, ligeiramente abaixo de um recorde de 6,24 GW em 2019, embora a GWEC espere um novo ano recorde em 2021, com o setor eólico offshore da China se apressando para instalar 7,5 GW. Confira mais notícias sobre o setor de energia eólica clicando aqui.
A China liderou o mundo em novas instalações pelo terceiro ano consecutivo com mais de 3 GW de rede eólica offshore conectada em 2020. O crescimento constante na Europa representou a maior parte da nova capacidade restante, liderada pela Holanda, que instalou quase 1,5 GW de nova energia eólica offshore em 2020, seguida pela Bélgica (706 MW).
O relatório prevê que 235 GW de nova capacidade eólica offshore serão instalados na próxima década de acordo com as políticas atuais. Essa capacidade é sete vezes maior do que o tamanho do mercado atual e é um aumento de 15% em relação às previsões do ano anterior. No entanto, isso é apenas 2% da capacidade eólica offshore que será necessária neste século para evitar o pior dos impactos das mudanças climáticas.
O maior potencial das renováveis
O Global Offshore Wind Report 2021 conclui que o vento tem o maior potencial de crescimento de qualquer tecnologia de energia renovável. Atualmente, 35 GW de capacidade estão instalados globalmente, ajudando o mundo a evitar 62,5 milhões de toneladas de emissões de CO2 – o equivalente a tirar 20 milhões de carros das estradas – enquanto fornece 700.000 empregos em todo o planeta. No entanto, isto é apenas 0,5% da capacidade global de eletricidade instalada.
Embora alguns países em todo o mundo já tenham implementado metas e estratégias de energia eólica offshore abrangentes, o relatório conclui que, em conjunto, essas metas em todo o mundo representam apenas 560 GW. Com base em cenários publicados pela Agência Internacional de Energia (IEA) e pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), o mundo precisaria de 2.000 GW de capacidade eólica offshore até 2050 para ter uma chance de manter a temperatura global abaixo dos níveis pré-industriais de 1,5 °C.