Mundo instalou 6,1 GW de energia eólica offshore em 2020

A capacidade instalada de eólica offshore cresceu continuamente em 2020, mas os governos precisarão agir mais decisivamente para melhorar suas políticas a fim de aumentar a presença da fonte no ritmo necessário para ajudar o mundo a cumprir suas metas de emissões de carbono e evitar os piores efeitos do aquecimento global. A avaliação é do Global Offshore Wind Report 2021, publicado pelo Global Wind Energy Council em setembro de 2021.

A indústria eólica offshore global instalou 6,1 GW de capacidade em 2020, ligeiramente abaixo de um recorde de 6,24 GW em 2019, embora a GWEC espere um novo ano recorde em 2021, com o setor eólico offshore da China se apressando para instalar 7,5 GW. Confira mais notícias sobre o setor de energia eólica clicando aqui.

A China liderou o mundo em novas instalações pelo terceiro ano consecutivo com mais de 3 GW de rede eólica offshore conectada em 2020. O crescimento constante na Europa representou a maior parte da nova capacidade restante, liderada pela Holanda, que instalou quase 1,5 GW de nova energia eólica offshore em 2020, seguida pela Bélgica (706 MW).
O relatório prevê que 235 GW de nova capacidade eólica offshore serão instalados na próxima década de acordo com as políticas atuais. Essa capacidade é sete vezes maior do que o tamanho do mercado atual e é um aumento de 15% em relação às previsões do ano anterior. No entanto, isso é apenas 2% da capacidade eólica offshore que será necessária neste século para evitar o pior dos impactos das mudanças climáticas.

 

O maior potencial das renováveis

 

O Global Offshore Wind Report 2021 conclui que o vento tem o maior potencial de crescimento de qualquer tecnologia de energia renovável. Atualmente, 35 GW de capacidade estão instalados globalmente, ajudando o mundo a evitar 62,5 milhões de toneladas de emissões de CO2 – o equivalente a tirar 20 milhões de carros das estradas – enquanto fornece 700.000 empregos em todo o planeta. No entanto, isto é apenas 0,5% da capacidade global de eletricidade instalada.

Embora alguns países em todo o mundo já tenham implementado metas e estratégias de energia eólica offshore abrangentes, o relatório conclui que, em conjunto, essas metas em todo o mundo representam apenas 560 GW. Com base em cenários publicados pela Agência Internacional de Energia (IEA) e pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), o mundo precisaria de 2.000 GW de capacidade eólica offshore até 2050 para ter uma chance de manter a temperatura global abaixo dos níveis pré-industriais de 1,5 °C.

Atualizado em 1 de outubro de 2021 por Redação

Fazer um comentário

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico