A reativação da Comissão CE 03 – Luminárias e acessórios

Dando sequência nesta série de artigos sobre o tema iluminação, iremos tratar da reativação da comissão CE 03:034:03 – Luminárias e acessórios. Esta comissão tem sob responsabilidade a criação e a revisão de normas destes produtos e é um espelho para o Brasil da mesma comissão internacional da IEC (International Electrotechnical Commission). Como foi falado no artigo anterior, que tratou do tema da certificação voluntária, é fundamental para que haja uma certificação voluntária forte que as comissões de estudo estejam ativas, produzindo os respectivos trabalhos, e que as normas técnicas da ABNT para o segmento de iluminação estejam atualizadas e sendo criadas à medida que as comissões internacionais publiquem seus trabalhos.

No dia 21 de julhos de 2021 houve a reunião de reativação desta comissão, que já estabeleceu um cronograma de reuniões mensais de forma virtual, até o final do ano de 2021 assim como forma definidas as normas prioritárias a serem tratadas. Como principal tema, a necessidade de conclusão da revisão da ABNT NBR IEC 60598-1 :2010 – Luminárias – parte 1 – Requisitos gerais e ensaios correspondentes, abrangendo classificação, marcação, construção mecânica e construção elétrica, juntamente com os seus ensaios correspondentes. A revisão agora está baseada na norma internacional publicada no ano de 2020 trazendo as devidas atualizações e incorporação de conceitos de tecnologia LED, novos ensaios e critérios, entre outros.

Após as definições relativas a esta norma, a comissão estabeleceu as normas particulares a serem criadas e revisadas e um plano para os próximos temas. Devem ser priorizadas as normas particulares para iluminação interna, como a ANBT NBR IEC 60598-2-1 Luminárias Parte 2: Requisitos particulares Capítulo 1: Luminárias fixas para uso em iluminação geral e a IEC 60598-2-2 Particular requirements – Recessed luminaires – Luminárias embutidas. Ambas as normas serão base para certificação voluntária destes tipos de luminárias que têm sido amplamente utilizadas em diversos ambientes internos como escritórios, residências, indústrias, e demais ambientes internos. Nas próximas reuniões também será discutida a revisão da ABNT NBR 15129 – Luminárias para iluminação pública, que teve sua última revisão em 2021 e agora será avaliada sob a perspectiva da atualização da IEC 60598-2-3 Particular requirements – Luminaires for road and street lighting, que teve sua última atualização no ano de 2018 pela IEC. Outras normas serão posteriormente avaliadas pelos participantes desta comissão de estudos.

A comissão reativada também já finalizou seu primeiro trabalho, que foi a tradução e o envio para fase de diagramação e posterior envio para Consulta Nacional da futura NBR IEC PAS 63313 – Irradiação UV-C germicida – Diretrizes de segurança UV-C. Este tema surge da demanda atual para utilização deste tipo de produto devido à situação da pandemia desde princípios de 2020 e é necessária para avaliação dos diversos tipos de produtos e tecnologias que vêm sendo colocadas no mercado sem uma forma de avaliação normatizada.

Com esta reativação e seguindo as novas revisões normativas e criação de normas, esperamos ter uma base atualizada para aplicação de novas tecnologias e melhoria dos processos de avaliação da conformidade no Brasil, assim como ampliar o conhecimento existente no segmento de iluminação. Participam desta comissão os principais interessados e envolvidos com o desenvolvimento, projeto e aplicação destes produtos, estando, dessa maneira, a comissão representada por desenvolvedores, pesquisados, fabricantes e a sociedade em geral para melhorarmos cada vez mais a qualidade da iluminação no Brasil.

Atualizado em 5 de outubro de 2021 por Redação

Fazer um comentário

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico