Brasil e o protagonismo no setor de mobilidade elétrica

Um dos maiores mercados de veículos do mundo, o Brasil tem grande potencial de ser protagonista na transformação do setor para a mobilidade elétrica. Mas para não perder essa oportunidade, o país precisa ter diretrizes claras para nortear esse avanço para beneficiar governo, indústria e a sociedade como um todo. Essa foi a conclusão de executivos do mercado automotivo durante o painel “Mobilidade urbana: o futuro é elétrico” que ocorreu quarta-feira, 25 de agosto, durante o Siemens Innovation Forum.

Tendência em todo o mundo, a eletrificação dos veículos tem crescido no mercado brasileiro, mas a falta de infraestrutura voltada para o carregamento de carros, ônibus e caminhões é um dos principais desafios a ser superado para uma expansão mais rápida do segmento. Incentivos, limites em relação à produção de veículos a combustão e o aproveitamento da matriz energética renovável na transição para a mobilidade elétrica são outros pontos a serem estudados nas medidas voltadas para o setor.

“Seria importante ter uma diretriz de como queremos estar no futuro de modo que a indústria possa se preparar também. Por isso que o governo precisa endereçar esse mercado por meio de marcos regulatórios ou diretrizes sobre como planeja o desenvolvimento da eletromobilidade no país”, comentou Rodrigo Chaves, CTO da Volkswagem Caminhões e Ônibus (VWCO).

“A transformação para a mobilidade elétrica vai acontecer de qualquer maneira, até pelas tendências globais. Mas é importante que tenha uma regulamentação, uma política para ter objetivos claros para iniciativas no segmento como controle de emissões de poluentes”, afirmou Sergio Magalhães, Diretor-Geral de Ônibus América Latina da Daimler, que comparou o cenário interno a outros mercados. “Países da Europa já estão mais à frente e no Brasil ainda não está muito claro como o país quer se portar nesse cenário mundial”, completou.

Os participantes citaram ainda as diversas vantagens geradas pela mobilidade elétrica para o mercado e a sociedade, como: eficiência energética; facilidade de manutenção e custos reduzidos pelo número bem menor de peças do motor; veículos sem ruídos, possibilitando a realização de serviços à noite; e redução na emissão de poluentes na atmosfera. “Além de todos esses benefícios, essa transição vai contribuir ainda para a saúde pública pela melhora do ar nos grandes centros”, apontou Magalhães.

O painel foi moderado pelo Diretor da Unidade de Negócios de Sistema de Distribuição de Energia da Siemens, Fabio Koga.

 

Base para as cidades inteligentes

 

A eletromobilidade também foi um dos temas comentados no painel “Cidades Brasileiras Inteligentes, Sustentáveis e Inclusivas”, que foi moderado pelo CEO da área Smart Infrastructure da Siemens, Sergio Jacobsen. Entre os participantes esteve a idealizadora da plataforma Connected Smart Cities & Mobility, Paula Faria, que ressaltou sobre a importância da eletrificação dos veículos para o bem-estar das pessoas nas grandes cidades.

“A qualidade de vida tão almejada nos grandes centros urbanos pode ser alcançada por meio de uma mobilidade inteligente. Essa é uma agenda urgente para as cidades pois tem um impacto direto na vida das pessoas”, afirmou ela, ressaltando a redução nas emissões de poluentes com a transição dos veículos a combustão para os elétricos.

O painel contou com a participação do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, que colocou a eletromobilidade como um dos desafios a serem superados para uma melhor gestão da cidade. “É preciso agregar valor com empresas inovadoras que nos mostrem os caminhos para que no futuro não tenhamos somente ônibus movidos a combustível fóssil circulando por uma cidade”, comentou.

Imagem: Money Times.

Atualizado em 6 de setembro de 2021 por Redação

Fazer um comentário

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico